segunda-feira, 23 de maio de 2011

48- Sangue, suor e bolhas...


Uma das preocupações iniciais mais frequentes do contrabaixista diz respeito ao possível surgimento de bolhas nos dedos das mãos.
A bolha é a resposta imediata que o organismo dá a um atrito que o está agredindo. Para isso, ele protege a região com mais água.
A bolha é como se fosse um susto do organismo.
Você apresenta a seus dedos um contrabaixo, armado com cordas de grosso calibre e ainda quer que seu organismo não leve um susto?
Assim como o bronzeamento da pele deve ser progressivo, como o exercício físico deve ser progressivo, o estudo do contrabaixo também deve ser progressivo.
Talvez os homens das cavernas ou mesmo o Tarzan tivessem os dedos calejados pelos cipós.
Devido à vida selvagem, muito provavelmente eles devem ter tido bolhas sangrentas, purulentas e dolorosas nos dedos antes de aparecerem os calos milagrosos.
Eles também não devem ter tido um condicionamento gradual ou aulas de cipó ou mesmo um professor de cipó que dissesse: “Ok, Tarzan. Hoje você já se pendurou no cipó por uma hora. Amanhã você pega mais!”.
Embora me pareça que a vida musical seja feita de transgressões e cópias, bem que poderíamos trazer os genes da repetição de bolhas com defeito...
Penso nas bolhas como uma falta de condicionamento físico ocasional.
- Mas coooomo falta de condicionamento, se eu estudo quatro horas por dia???
Gente, quatro horas por dia para quem estuda há menos de dois meses equivale a passar horas a fio sob o sol, sem protetor solar, nos seus primeiros dias de férias.
Pimentão não tem férias, assim como dedo grelhado não estuda, certo?
No calor das emoções praianas, é difícil apelar para o bom senso sem a ajuda de um relógio, mas no calor das emoções com o contrabaixo, o bom senso está mandando recado o tempo todo: sensação de queimação nos dedos, fisgadas, vermelhidão, cansaço na mão, etc.
Aí, no melhor estilo dos filmes de náufragos, o bom senso te envia uma bolha cheia d’água. Se você procurar direitinho, ainda encontrará nela a garrafa com o bilhetinho escrito “Pare de tocar, seu burro!”.
Continue tocando e o bilhetinho virá escrito em sangue, o seu.
Estudou heroicamente e ganhará com isso uma caixa de band-aid de condecoração!... Isso, se você não pegar a menção horrorosa com o esparadrapo, um prêmio contagiante, que quase sempre se converte em cola grudenta e numa imensíssima eca pelo instrumento.
E numa m... de bolha com cola!...


Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção!

- Os comentários do blog são moderados.
- Comentários com ofensas, palavras ofensivas e sem relação com o artigo não serão publicados.
- Comentários sem nome e e-mail válido (ou seja, anônimos) poderão não ser publicados.
- Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...